sábado, 13 de dezembro de 2014

Alterações ao nível dos cromossomas.

Durante os fenómenos complexos da meiose podem ocorrer , ocasionalmente, erros que conduzem a alterações na estrutura ou no número de cromossomas  das células resultantes. Essas alterações são designadas por mutações cromossómicas , podendo ser numéricas ou estruturais.

Mutações numéricas:Anomalias em que há alteração do número de cromossomas.
As mutações cromossómicas numéricas podem ocorrer em diferentes etapas da meiose:

  • Durante a divisão I por não separação de cromossomas homólogos;
  • Durante a divisão II por não separação de cromatídios de cada cromossoma.
A alteração do número de cromossomas ao nível dos gâmetas , quer por excesso , quer por défice, pode implicar problemas nos indivíduos que resultem do desenvolvimento de ovos em cuja a formação esses gâmetas intervieram.

Mutações estruturais:Envolvem alterações no número ou no arranjo dos genes, mas mantém-se o número de cromossomas.

É sobretudo a rutura da estrutura linear dos cromossomas durante o crossing-over , seguida de uma reparação deficiente , que é responsável pelo aparecimento de sequências anormais dos genes.
Mutações.
As mutações podem ser espontâneas ou induzidas por agentes exteriores como raios X ou certos agentes químicos. A maioria das mutações cromossómicas são prejudiciais para o indivíduo que é portador ou para os seus descendentes. No entanto, algumas delas podem ser benéficas e melhorar a capacidade de sobrevivência dos indivíduos das novas gerações.

Por outro lado , as mutações são uma fonte importante de variabilidade genética , que permite a diversidade de organismos e a evolução das espécies.

Sem comentários:

Enviar um comentário