terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Replicação do DNA.

Antes de Watson e Crick apresentarem o seu modelo, nada tinha sido proposto relativamente à replicação do DNA, ou seja, relativamente ao modo como se duplica a molécula da hereditariedade antas da divisão celular.
Por ação de enzimas específicas, as duas cadeias separam se em locais específicos ao longo da molécula, havendo rutura das ligações de hidrogénio.
Cada uma das cadeias originais serve de molde à cadeia complementar, sendo utilizados os nucleótidos que existem no meio.
Formam-se então duas cadeias de desoxirribonucleótidos.
Essas novas cadeias são complementares ás originais, sendo cada uma complementar aquela que lhe serve de molde.


Ao longo da história foram apresentadas três hipóteses principais para explicar a replicação do DNA:
  •    Hipótese conservativa – esta hipótese diz que a partir de uma molécula de DNA é formada outra molécula nova, sendo a 1ª completamente conservada;
  •    Hipótese dispersiva esta hipótese afirma que o DNA é fragmentado, originando duas novas moléculas a partir desses fragmentos;
  •   Hipótese semiconservativa – cada cadeia do DNA serve de base para as duas novas células, sendo estas constituídas por uma cadeia da molécula parental e outra cadeia nova.Esta é, atualmente, a hipótese que atualmente explica a Replicação do DNA. 
https://www.youtube.com/watch?v=qF-BGYz7wNc-Este video explica a replicação do DNA.


3 hipotéses de Replicação do DNA.

Sem comentários:

Enviar um comentário