sábado, 13 de dezembro de 2014

Reprodução sexuada nos animais.

Nos animais, as estruturas onde se produzem os gâmetas designam-se por gónadas, havendo os testículos onde se formam os gâmetas masculinos ou espermatozóides, e os ovários, onde são produzidos os gâmetas femininos ou óvulos.
Há animais em que os testículos e os ovários se encontram o mesmo indivíduo, sendo designados por animais hermafroditas.
Em muitos caso , porém , os sexos estão separados e os animais dizem-se unissexuados.
No caso dos organismos que vivem isolados , como acontece com a ténia verifica-se a autofecundação, isto é , a fecundação efetua-se entre gâmetas produzidos pelo mesmo indivíduo , tratando-se de um caso de hermafroditismo suficiente, sendo da maior importância para a continuidade da espécie.
Exemplo de uma ténia.
Na maioria dos hermafroditas ocorrem casos de hermafroditismo insuficiente, ou seja cada individuo apresenta gónadas de 2 tipos , no entanto, não ocorre a união de gâmetas produzidos pelo mesmo indivíduo.





Nos animais em que ocorre unissexualismo , a união dos espermatozóides com óvulos efetua-se de diversos modos , dependendo , em regra , quer da mobilidade dos animais , quer do local , meio aquático ou meio terrestre onde ocorre.
Existem 2 tipos de fecundação:

Fecundação externa: efetua-se em meio liquido e sucede na maioria das espécies aquáticas , como peixes , ou em seres vivos que procuram a agua para a reprodução como a rã.
Machos e fêmeas lançam os gâmetas para o meio aquático , onde os óvulos são fecundados pelos espermatozóides.

Vantagens:
  • Maior número de ovos produzidos.

Desvantagens:
  • É necessária uma elevada produção de gâmetas;
  • Alguns animais dependem da corrente de água para conduzir os gâmetas até aos outros gâmetas da mesma espécie;
  • Existe pouco cuidado dos progenitores;
  • Os gâmetas/ ovos são suscetíveis à predação;
  • Necessitam de desenvolver mecanismos para garantir que ocorre fecundação entre gâmetas da mesma espécie.
    Exemplo de fecundação externa.
Fecundação interna: Efetua-se no interior do organismo da fêmea.O macho deposita os espermatozóides no interior do sistema reprodutor da fêmea , onde ocorre a fecundação.Este tipo de fecundação é fundamental nos seres terrestres uma vez que os gâmetas não suportam a dessecação que se verifica em meio terrestre. 
Na maioria das espécies, é o macho que , pelo seu comportamento procura atrair a fêmea , realizando um complexo ritual, que constitui a parada nupcial.
Exemplo de fecundação interna.




1 comentário: